Não importa se é de loiro, de preto, de azul... Os fios vão pedir cuidados especiaisA cada estação, o desejo de renovar o visual só aumenta. Uma boa opção para o novo look é mudar a cor dos fios. Mas antes da coloração devemos levar em conta alguns fatores, como a escolha do tom, os retoques e cuidados na hora de aplicar a tinta. Veja algumas dicas antes de decidir a nova cor.

Antes da coloraçãoOs fios devem estar bem cuidados. “Se o cabelo for ressecado, alisado, maltratado ou a pessoa não tem muito cuidado com ele, eu não recomendo a fazer”. Se os fios não estão saudáveis, a chance de ficarem ainda mais estragados, por conta da tintura, é muito grande. Recomendo uma hidratação dez dias ou uma semana antes da tintura. “Depois de tingir, no mesmo dia, deve ser aplicada uma boa hidratação, pois ela trabalhará com a cutícula dos fios abertas”.

Em casa X no salão
Bom, você vai mexer no cabelo. Então, o ideal é consultar um profissional para evitar arrependimentos futuros. Afinal, nem sempre o que fica bonito em uma determinada pessoa combina com a gente. Curtiu a coloração de uma famosa, por exemplo? Leve uma foto dela ao cabeleireiro de sua confiança. Ele vai saber adaptar a ideia ao seu cabelo e ao seu tom de pele. Ok, sabemos que muitas vezes isso sai caro. Que tal fazer a "transformação" no salão e deixar só para retocar em casa? Aproveite para pegar algumas dicas enquanto estiver com o especialista. ;)  
Escurecer X clarear
Deixar os fios mais escuros é sempre mais fácil. Para clareá-los, muitas vezes é preciso passar por um processo de descoloração, que agride o cabelo e pede cuidados especiais. Sem contar que, em alguns casos, para chegar ao tom desejado são necessárias algumas sessões de tintura.
Leve os retoques em consideração
Manutenção exige tempo e dinheiro (mechas um pouco menos). Coloque isso na sua lista de prós e contras. Se a cor é muito diferente do tom original do seu cabelo, provavelmente você precisará de retoques a cada 15 ou 30 dias.  
 
Lembre-se de suas roupas
Você deve estar se perguntando o que uma coisa tem a ver com a outra, certo? Explicando: tons escuros e muito pigmentados, como azul e vermelho, tendem a desbotar nos primeiros dias pós-coloração. Roupas, toalhas e fronhas podem manchar. Tem que ficar de olho!
Investimento em produto
Não tem jeito, o cabelo tingido fica fragilizado! Isso significa que você vai precisar manter alguns cuidados específicos: hidratações semanais + xampus e condicionadores próprios para fios coloridos + leave-in com protetor solar são essenciais (sim, o sol pode detonar a cor).  
Está disposta a abrir mão do secador e da chapinha?
Não é necessário eliminar estas ferramentas da sua vida, mas você vai ter que usá-las com muuuita moderação - e sempre com protetor térmico.
E o alisamento? 
O ideal é não misturar químicas. Ou você pinta, ou alisa. Para quem não dispensa nenhuma das duas coisas, nossa dica é tingir primeiro. Por que? Depois de passar por processos de alisamento, o fio demora mais para absorver a cor. Quanto mais tempo você deixa a tintura, maior será a agressão ao cabelo.  
Pre-pa-ra!
A cor escolhida pode ficar comprometida quando os fios estão muito ressecados e porosos - já pensou se mancha? Aposte em hidratações semanais antes de pintá-los também.

Tonalizante X Tinta
A tintura tem amônia, é mais permanente e, consequentemente, a cor dura mais. “Ela abre as escamas do cabelo e o pigmento penetra dentro do fio”.
O tonalizante não tem amônia, é mais superficial e o cabelo volta à cor antiga mais facilmente. “Para quem lava muito o cabelo, eu não indico o tonalizante. Mas para quem tem os fios muito danificados e sensíveis, ele é ótimo”. Por ser mais leve, o tonalizante é uma boa opção para manter a cor no comprimento e nas pontas. Já na raiz deve ser aplicada a tintura.
 
Vale lembrar que escurecer os fios é mais fácil do que clarear. Para escurecer é necessário apenas adicionar a cor. Já para clarear é preciso tirar cor e mudar o tom do cabelo aos poucos. Às vezes, para chegar à coloração desejada são necessárias algumas sessões de tintura.



Quando o loiro muda de cor
Muitas loiras reclamam que os fios mudam de cor. Isso ocorre principalmente no verão por causa do cloro da piscina ou da água salgada do mar. Para evitar que aconteça, a dica é usar um creme sem enxágue com protetor solar. “Ele cria uma camada protetora”.

Para não quebrar
É preciso cuidar muito bem dos fios. “O ideal é revezar tratamento de emoliência, que deixa o cabelo mais macio e molinho, e o tratamento de reconstrução e força à base de queratina”.

Se quiser voltar para o cabelo original
Uma das opções é deixar crescer e cortar aos poucos. “Uma vez que há tinta no cabelo não existe nada que tire essa tinta. Perdeu a virgindade do cabelo, não tem mais jeito, só nascendo de novo”.
Se tiver pressa e não quiser esperar crescer, a sugestão dos especialistas é tingir com uma cor próxima à natural. Assim, quando a raiz crescer não haverá muita diferença de tom. Dessa forma, aos poucos, o cabelo volta ao tom normal.

0 comentários:

Quem sou eu

Minha foto
Hellen Pardin, 17 anos. Apaixonada por maquiagem e cabelos. Super espontânea, gosta de dar dicas e receitas para as amigas. Animais é uma das suas paixões, mas cabelos sempre foi o seu forte, tanto na vida cotidiana quanto no blog.
Tecnologia do Blogger.