Sedutores, divertidos e cheios de personalidade, os cachos são para quem pode. Mas, apesar de serem um verdadeiro dom da natureza, os caracóis pedem alguns cuidados especiais para que sua beleza seja exibida ao máximo. Siga as dicas para os seus cachinhos com orgulho, quer sejam eles dourados, ruivos, castanhos ou grisalhos.




Hidratação
Para manter o desejado formato espiralado. Quanto mais enrolado o cabelo, mais seco e fino ele é. Isto acontece porque as ondulações dos fios, que têm menos camadas cuticulares que os lisos, dificultam que a oleosidade natural do couro cabeludo chegue às pontas. Para conseguir fios saudáveis, minha cabeleleira sugere o uso de máscaras hidratantes em todas as lavagens e o uso de umectantes e finalizadores durante o dia, para “retocar” os cachos.
Na hora de desembaraçar, indico usar somente os dedos ou um pente de madeira largo e sempre começar a pentear pelas pontas e ir subindo em direção à raiz. Se tiver com uma folga no relógio, aproveite para aplicar o leave-in mecha a mecha: deste modo, os cachos ficam bem mais definidos. Os produtos sem enxágue, aliás, são o básico do básico para quem quer cachos bonitos. Não adianta usar um shampoo caríssimo se você não investir em um leave-in potente.
Quanto ao frizz, um conhecido vilão dos cabelos anelados, tente uma saída pouco convencional: fronhas de cetim ou seda. Isto porque o algodão causa muito atrito entre os fios e desmancha os anéis, já o cetim mantém os cachos quase imaculados. Assim evita-se o pesadelo de acordar com a cabeleira disforme. Ainda indico o uso de shampoo e condicionadores com agentes umectantes e, para finalizar, óleo de argan ou outros óleos naturais. Silicones sintéticos e derivados de petróleo? Fuja deles! Sua única função é mascarar os danos ao fio, que são revelados logo na primeira lavagem.


Corte
O corte deve ser sempre feito a seco e, de preferência, mecha a mecha. Isso permite que o formato original do cabelo seja mantido, resultando em um visual mais natural. É importante manter visitas regulares ao salão. Assim, o cabeleireiro age como se estivesse “podando” o cabelo, “como uma árvore mesmo”.
Se os fios estiverem em processo de transição, ou seja, quando a pessoa deixa o cabelo quimicamente alisado crescer, há duas opções a seguir. Uma é o corte radical das mechas para remover toda a química de uma só vez, o famoso big chop. Aí, é só esperar o cabelo seguir seu curso. Outra opção é deixar os fios crescerem com as duas texturas, “mas mantendo um corte desfiado para disfarçar”.
Se sua intenção for o poderoso black power, vale conversar com um cabeleireiro especializado no estilo. “O corte tem de ser feito com maior regularidade”, “pois quanto mais longo o fio, mais pesado, e fio pesado não vai armar e formar o black power”.
Tintura
Como os fios são naturalmente mais frágeis, a hora da tintura deve ser pensada com cuidado. Se você resolver que quer mesmo mudar a cor dos fios ou cobrir os brancos teimosos, opte pelos tonalizantes sem amônia ou tinturas que tenham baixa concentração deste químico. Esses produtos não agridem tanto os fios quanto as tintas convencionais, mas são aplicados de forma similar. Ainda recomenda-se que haja manutenção da tintura em casa, mesmo que você visite o cabeleireiro com frequência.
Vale lembrar que todos os tipos de cabelo se beneficiam do uso de produtos naturais, mas eles são fundamentais para os crespos e cacheados. Isso explica-se pela maior sensibilidade dos fios a todos os tipos de química.


0 comentários:

Quem sou eu

Minha foto
Hellen Pardin, 17 anos. Apaixonada por maquiagem e cabelos. Super espontânea, gosta de dar dicas e receitas para as amigas. Animais é uma das suas paixões, mas cabelos sempre foi o seu forte, tanto na vida cotidiana quanto no blog.
Tecnologia do Blogger.